A partir de segunda-feira (6), o Sindicato dos Comerciários fará protestos em frente a diversos shoppings da capital baiana
![]() |
(Foto: Marina Silva) |
Funcionários de diversos shoppings da cidade organizam uma série de manifestações contra a cobrança nos estacionamentos na próxima semana. De acordo com o Sindicato dos Comerciários de Salvador, o primeiro protesto ocorrerá na manhã da próxima segunda-feira (6), a partir das 7h30, em frente ao Shopping da Bahia. Marcadas sempre para o mesmo horário, as próximas manifestações ocorrerão no Shopping Barra, na terça-feira (7), no Salvador Shopping, na quarta-feira (8) e novamente no Shopping da Bahia, na quinta-feira (9).
Segundo o presidente do sindicato, Jaelson Dourado, os salários dos trabalhadores, mesmo com reajuste acima da inflação, ainda é baixo, as refeições nos locais são caras e agora os funcionários ainda terão que arcar com gastos de estacionamento. "Vale lembrar que muitos trabalhadores conseguiram comprar um carro fazendo grandes sacrifícios, tudo para driblar o transporte público caótico e precário na cidade, e chegar até a empresa", afirma. "Se é ruim para os clientes, é muito pior para os comerciários", completa.
Jaelson diz ainda que por conta da situação, muitos trabalhadores estão deixando os carros do lado de fora dos shoppings, tendo que ir andando e se sujeitando à violência urbana. A entidade solicitou reuniões com o Sindicato dos Lojistas e associações dos lojistas dos shoppings para discutir o assunto, acionando também a Câmara de Vereadores e o Ministério Público.
Os shoppings centers de Salvador que são associados à Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) estão avaliando internamente uma proposta de cobrança de estacionamento diferenciado aos funcionários dos centros de compras.
Sete shoppings centers da capital baiana - da Bahia, Barra, Lapa, Paralela, Piedade, Salvador e Salvador Norte - já começaram a cobrança desde o último dia 22 de junho. O Shopping Bela Vista anunciou que começará a cobrar pelo estacionamento a partir deste mês, mas ainda não divulgou data nem valor. Apenas os shoppings Itaigara e Paseo Itaigara não vão cobrar por estacionamento.
De acordo com o coordenador regional da Abrasce, Edson Piaggio, estuda-se a possibilidade de se fazer um valor diferencial mensal para os funcionários dos centros de compras. "Mas cada shopping está fazendo esse estudo de acordo com sua estrutura e com diálogos com os funcionários e os empreendedores", ressalta Piaggio.
Ainda não foi divulgada nenhuma data ou valor para essa cobrança diferencial. "Isso vai depender da quantidade de vagas de estacionamentos de cada shopping, do número de funcionários que possuem veículos e de outros fatores internos específicos de cada empreendimento", explica o coordenador regional da Abrasce.
Segundo Piaggio, os shoppings Salvador e Salvador Norte são os empreendimentos que estão com diálogos com os funcionários em situação mais avançada, mas ainda não há nenhuma resolução definitiva. "O importante é que eles [donos dos centros de compras] estão dispostos a conversar com os funcionários para que a cobrança desse valor diferenciado seja possível", conclui o coordenador.
Fonte:Correio da Bahia