Número de mortos após terremoto no Equador passa de 270

Última Notícias

Número de mortos após terremoto no Equador passa de 270

Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta, no Equador, atingida por terremoto (Foto: Ariel Ochoa/AFP)

Subiu para 272 o número de mortos após terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país, neste sábado (16). A informação foi divulgada pelo presidente Rafael Correa, que afirmou ainda que o número de mortos deve subir nas próximas horas. Os feridos somam 2.068.
O terremoto, o mais forte ocorrido no país desde 1979, foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).
A presidência do Equador informou  ainda que o governo disponibilizou 3 mil cestas básicas, 7,6 mil colchões e cobertores, 10 mil garrafas de água às famílias afetadas.
Segundo o vice-presidente, Jorge Glas, há 241 médicos e paramédicos membros da Cruz Vermelha trabalhando no atendimento às vítimas. "Estamos organizando os esforços de resgate em lugares diferentes por causa da emergência. É importante manter a calma neste momento. Força, nos levantaremos desta", disse Glass, em entrevista coletiva de imprensa concedida por volta das 8h do horário de Brasília e 6h do horário local.
Glas também afirmou que 4.600 policiais e 10 mil membros das forças armadas foram mobilizados e US$ 300 milhões (mais de um R$ 1 bilhão) foram destinados para a emergência.
O governo equatoriano decretou estado de emergência "para manter a ordem" nas províncias de Esmeraldas, Lor Ríos, Manabí, Santa Elena, Guayas e Santo Domingo.
O Centro de Alerta de Tsunamis Pacífico afirma que grande parte da possibilidade de tsunamis em um raio de 300 quilômetros do epicentro já passou.
A Reuters afirma que partes da capital Quito, a 173 quilômetros da região atingida, ficaram sem energia elétrica por alguns momentos.
De acordo com o jornal equatoriano "El universo", o tremor foi sentido por cerca de 50 segundos.

Brasil
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou "consternação" neste domingo pelo terremoto que atingiu o Equador. "O governo brasileiro teve conhecimento, com consternação, do terremoto que afetou Equador neste sábado, 16 de abril, que deixou centenas de feridos e provocou a morte de dezenas de pessoas", afirmou o governo em comunicado oficial divulgado pelo Itamaraty.

Fonte:G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem