Seríamos aniquilados. Confira os detalhes
![]() |
Sem a rotação, catástrofes ocorreriam em todo o nosso planeta |
As estações do ano, o dia e a noite só são possíveis graças a dois movimentos importantes que aprendemos ainda no período escolar: a rotação e a translação.
Ainda que você não se recorde com detalhes esse assunto, sabe que sem esses movimentos todos nós estaríamos em apuros e catástrofes ocorreriam, não é?
Mas, o que realmente aconteceria se esses movimentos não mais existissem e o planeta parasse de girar?
De acordo com o site Ask a Mathematician/Ask a Physicist, se o nosso planeta parasse de rodar de vez - tipo uma freada brusca de um carro em alta velocidade - as consequências seriam drásticas.
Quem vive nos polos não iria notar tanta diferença (inicialmente), mas quem vive próximo a Linha do Equador sim, pois todos e tudo o que foi construído iria se mover para a região leste a mais de 1.600 km/h.
Como se já não bastasse, todas as massas de terra próximas a Linha seriam "lavadas" pelas águas dos oceanos, que levaria tudo o que encontrasse pelo caminho. Uma tragédia, não?
No momento em que o planeta parasse de girar, ela sairia de uma velocidade de aproximadamente 900 km/h (em uma latitude de 45º) para zero.
Sentindo o efeito dessa parada brusca, todos os prédios e construções desabariam, e terremotos devastariam a Terra. Na questão gravidade nada seria diferente.
![]() |
Seriam aniquiladas aos poucos |
Os dias e as noites
Como não haveria mais o movimento de rotação, que é a volta que a Terra dá em torno de si mesma, só existiria o de translação.
Sendo assim, os dias e as noites seriam controladas por esse movimento em torno do sol e só teríamos a noite uma vez por ano. E as manhãs também demorariam um ano para surgirem. Cada período duraria seis meses.
Como o dia duraria seis meses e a noite também duraria seis meses, muito provavelmente todos os ecossistemas seriam aniquilados devido ao frio ou calor extremo.
Morreriam de frio pois as correntes dos oceanos formariam camadas de gelo muito consistentes no lado em que seria noite. Sendo assim, o gelo não derreteria nem mesmo se fosse dia e assim viveríamos numa eterna era de gelo.
Morreriam de calor pois ocorreria uma acentuada evaporação de água dos oceanos do lado do planeta em que seria dia. Como consequência o efeito estufa iria aumentar e as temperaturas provavelmente chegariam a níveis altíssimos de calor.
Vale ressaltar que há excessões, pois as fossas abissais não dependem da luz solar para sobreviver, baseando-se apenas na quimiossíntese.
E nós, seres humanos?
Quanto a nós, segundo a NASA, os humanos que vivem nos polos do planeta não notariam tanta diferença, pois os dias continuariam iguais.
Sendo assim, provavelmente muitas pessoas tentariam fugir para os polos, mas se isso acontecesse desequilibraria todo o nosso ecossistema, ocasionando mais problemas ao nosso planeta.
![]() |
Aos poucos, a inanição nos destruiria |
Não teria jeito, a inanição aniquilaria a raça humana.
Fonte:Tribuna da Bahia