Barragem do Sobradinho atinge menor índice do ano e deve chegar ao volume morto ainda em 2015

Última Notícias

Barragem do Sobradinho atinge menor índice do ano e deve chegar ao volume morto ainda em 2015

Barragem do Sobradinho atinge menor índice do ano e deve chegar ao volume morto ainda em 2015

A população abastecida pelas águas da Barragem do Sobradinho, no Médio São Francisco, dificilmente escapará de conviver com o volume morto ainda este ano. A avaliação é do ambientalista Anivaldo de Miranda, presidente da Diretoria Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Velho Chico. O reservatório atingiu ontem seu menor índice do ano - cerca de 9% da capacidade -, mas as previsões indicam redução gradativa para as próximas duas semanas, por causa do prolongamento da estiagem. Com esse cenário, aponta Miranda, é muito alta a probabilidade de que o volume morto seja, em breve, lançado na rede de abastecimento das cidades baianas situadas na região da barragem. “Para que isso não aconteça, as chuvas teriam que vir em outubro, mas o período úmido começa no fim de novembro, começo de dezembro”, afirma.
Triunfo na Corte
O deputado José Carlos Aleluia (DEM) levou a melhor ontem na disputa judicial contra o colega Jorge Solla (PT). Por 4x0,  a primeira turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou a queixa-crime impetrada  contra Aleluia, acusado de injúria e difamação pelo petista. A briga começou no fim de maio, quando Solla insinuou, na CPI da Petrobras, que o democrata teria recebido propina de empreiteiras.
Para relembrar
À época, em  resposta enviada por nota à imprensa, Aleluia afirmou que as campanhas do PT, incluindo a do adversário, foram irrigadas com dinheiro desviado da Petrobras. O democrata  citou ainda irregularidades que teriam sido detectadas pelo TCE na gestão de Solla frente à Secretaria de Saúde do estado, negadas pelo petista. “Caso encerrado”, disse  Aleluia, ao comentar a decisão do STF.
Entre cruzes e espadas
Caso o PSB decida hoje ingressar de vez na oposição, a senadora Lídice da Mata ficará em uma encruzilhada política daquelas. Historicamente alinhada ao PT, a quem apoiou no segundo turno da sucessão presidencial, a socialista defende que o partido permaneça neutro em relação ao governo e ao bloco oposicionista. O que a deixaria totalmente livre para manter a aliança com o governador Rui Costa no estado . No entanto, parte substancial do PSB, em especial a bancada na Câmara dos Deputados e o comando partidário, prega uma guinada rumo à ala liderada pelo PSDB. Se a tendência se confirmar no encontro desta quarta-feira, é provável que Lídice trilhe outros caminhos.
Cerco no aeroportoOs deputados que rumaram para Brasília ontem pelo aeroporto de Salvador enfrentaram um corredor polonês formado por servidores federais do Judiciário. Enfileirada em frente à área de embarque, a turma partia para cima dos parlamentares e cobrava, aos berros, apoio para derrubada do veto ao reajuste da categoria.
Santo de casa
Causou imenso mal-estar no Palácio de Ondina a imagem de um convidado beijando uma garrafa de Veuve Clicquot, enquanto o governador Rui Costa ri em segundo plano. É que a foto, divulgada pelo jornalista Ricardo Noblat, de O Globo, foi disseminada a partir de Jequié, cidade do convidado e da primeira-dama, Aline Peixoto.
Corrigir erros do presente é preciso, mas jamais comprometendo o futuro dos mais pobres 
Jaques Wagner (PT), ministro da Defesa, ao pedir a preservação do caixa para programas sociais do governo
Pílula
No próximo sábado,  às 11 h, será celebrada missa na Igreja da Vitória, em homenagem póstuma ao jornalista José Curvello. Se vivo fosse, ele estaria completando 80 anos. O jornalista, pai do secretário de Comunicação do Estado, André Curvello,  faleceu aos 66 anos, em 29 de março de 2002.

Fonte:Correio da Bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem