Satélite: Wagner vai morar em Brasília, mas Fátima fica na Bahia

Última Notícias

Satélite: Wagner vai morar em Brasília, mas Fátima fica na Bahia


Seja qual for o destino do governador Jaques Wagner (PT) na Esplanada dos Ministérios, ele vai morar em Brasília sem a companhia da primeira-dama Fátima Mendonça. Em conversa nos bastidores da sua entrevista à TV Bahia ontem, Wagner revelou que, desde a confirmação da ida do petista para o governo Dilma Rousseff, Fátima decidiu continuar perto da família, dos filhos e netos do casal. Caberá a Wagner encarar a ponte aérea Brasília -Salvador a partir de 2015. “Não é novidade na nossa vida. Nos 12 anos em que fui deputado federal e nos mais de três anos como ministro do ex-presidente Lula, era assim também. Por um lado, a gente não fica tão próximo do dia a dia, mas por outro é bom porque se vê sempre com muita saudade”, disse. Prestes a alugar um apartamento na capital federal, Wagner já tranquilizou a mulher sobre a futura rotina: “Só fico lá de segunda a sexta. Nos fins de semana, venho para cá”.
Questão de lógica
Dois sinais indicam que a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) deve mesmo ficar para o PDT. O mais forte deles foi a nomeação do deputado federal Josias Gomes (PT) para a chefia das Relações Institucionais. Gomes era cotadíssimo para o cargo. Por fim, o PP, que controlava o órgão, recebeu suas fatias do governador eleito Rui Costa (PT) - pastas de Planejamento e Infraestrutura Hídrica. Por exclusão, os pedetistas assumem a dianteira na fila da Seagri.
A vez do rival
Como foi revelado anteontem pelo presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), o novo secretário de Agricultura, caso a pasta fique com o partido, será indicado pelo presidente da legenda na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Jr. Como Nilo e Félix estão em guerra, Rui Costa dividiu o espaço da sigla no governo entre as duas alas, para evitar ciumeira. A fatura de Nilo saiu ontem, com a permanência de Nestor Duarte na Secretaria de Administração Prisional.
Pá de cal na cassação
Manobra antecipada desde o início do mês pela Satélite, o duplo pedido de vistas do recurso do deputado federal Luiz Argôlo (SD) enterrou de vez o processo de cassação contra ele. A operação foi tocada ontem pelos dois parlamentares do SD na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara - o paraense Wladimir Costa e o mineiro Rogério Grilo. Agora, a CCJ só poderá analisar o parecer contra Argôlo a partir do dia 19. Caso seja aprovado, ainda é preciso esperar outros dois dias para que o plenário da Casa decida, em votação aberta, se cassa ou absolve o deputado baiano, investigado por envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, Mas, segundo o calendário do Parlamento, semana que vem o Congresso estará de folga.
Criatura e criador
Líderes de partidos da base aliada avaliam que o maior desafio político de Rui Costa para 2015 é construir o candidato governista à prefeitura de Salvador. No caso, comparam, o petista terá que achar “um Rui para Rui”, óbvia alusão ao processo que o colocou como sucessor de Jaques Wagner.
Corte em fuga
A equipe do deputado federal José Rocha, na presidência estadual do PR, começou a limpar gavetas e mesas para bater em retirada. Quer estar bem longe quando o novo cacique chegar, o também deputado federal João Carlos Bacelar, a quem reservam adjetivos impublicáveis.
Tenho que respeitar a decisão dos vereadores, não posso interferir
ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador,  ao comentar, em entrevista à Rádio Metrópole, a eleição na Câmara
Pílula
*A grande dúvida: qual será o lugar do PSB no governo do estado? Primeiro ou somente o segundo escalão?

Fonte:Correio da Bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem